Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com

 

SECCIONISTA

Francisco Coelho

MAIS INFORMAÇÃO

 

PLANO DE TREINOS DE ORIENTAÇÃO

O Treino de iniciação e aperfeiçoamento técnico para a população de aletas do Clube TAP, pretende dar a conhecer a praticar da modalidade a todos aqueles que de uma forma ou de outra gostam da prática do desporto, do bem-estar físico e psíquico, da natureza e do convívio que nos leva á criação de laços de camaradagem muito fortes entre participantes.
Os treinos de iniciação á modalidade estão calendarizados para os Sábados de manha na região da grande Lisboa, mais precisamente no Estádio Nacional, Parque Florestal de Monsanto, Sul e Norte, na Mata de Caselas, Miraflores e Alfama, podendo vir a ser alargados a outras zonas.
Os treinos terão de ser agendados com o seccionista da modalidade e terão o seu início às 10:00 horas da manha, podendo de acordo com as disponibilidades ser ajustado para outra hora.
As marcações dos treinos devem ser feitas através de correio electrónico para o Clube TAP ou directamente para o seccionista do Clube, com uma antecipação de 4 dias uteis.
Antes de cada treino, serão divulgadas informações complementares nomeadamente o local de concentração, hora e equipamentos necessário para o treino.
Procuraremos ter um sistema permanente de pontos de controlo marcados no terreno, em mapas á escala de 1:10000 o que vem facilitar o respectivo treino.
Refira-se no entanto que estes treinos não têm quaisquer despesas para os atletas do clube TAP. É com optimismo e esperança que esperamos a vossa presença nestas acções de formação.
 

 

 

   

INFORMAÇÃO

 
 

Clube TAP no pódio do Troféu de Orientação: III Rogaine Jogos do Sado

Foram cerca de 130 os atletas que marcaram presença no Troféu de Orientação da Arrábida, uma competição realizada no passado fim-de-semana , 30 Setembro 2017 com os atletas do Clube TAP a conquistarem no III Rogaine Jogos do sado dois lugares no Pódio.

CAMPEONATO IBÉRICO

Após um interregno de três meses, durante os quais as seleções nacionais participaram nos mundiais e europeus da disciplina, voltaram os eventos da Taça de Portugal VITALIS de Orientação Pedestre de 2017.
 No passado fim de semana, dias 16 e 17 de setembro, com apoio e coloração da Câmara Municipal de Montalegre, o Clube de Orientação do Minho organizou o Troféu de Orientação de Montalegre, evento no qual se disputou também o Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre.
 O Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre comemora 25 anos em dezembro deste ano. A primeira edição teve lugar em Troia, Portugal, em 1992, das quais há inúmeras histórias e estórias para escrever e contar. Durante muitos anos, os títulos eram disputados apenas por atletas em representação das seleções nacionais de Portugal e de Espanha. Por vissicitudes diversas, em particular pela redução do financiamento desportivo nos dois países, o modelo sofreu algumas alterações. Pode-se contudo considerar hoje mais democrático, pois qualquer pessoa pode disputar os títulos.
Na presente edição, para se sagrarem campeões ibéricos, os atletas tinham de ser os melhores na soma das três etapas de competição: distância média, sprint e distância longa. No sábado dia 16 os 600 atletas participantes disputaram a competição de distância média no mapa Lodeiro de Arque, antigo mapa de Moscoso. No mesmo dia, da parte da tarde, disputaram a prova de Sprint na Vila de Montalegre. No domingo dia 17 disputaram a distância longa no mapa de Salto. 
Com desafios apropriados para todas as idades, no Troféu de Orientação de Montalegre estiveram presentes atletas com idades compreendidas entre os 4 e os 78 anos de idade.
Desporto para todos, num fim de semana especial para Francisco Coelho, jovem de 70 anos de idade, atleta que representa o Clube TAP, vencedor no seu escalão as três etapas disputadas
Campeões Ibéricos Masculinos 2017:
H14: Alberto Garcia Romo – Alicante CEAM IBI-O (ESP)
H16: Manuel Oliveira – COC (POR)
H18: Tomás Lima – COC (POR)
H20: João Bernardino – COC (POR)
H21E: Álvaro Prieto Del Campo – Madrid MALARRUTA (ESP)
H35: Arnaldo Mendes – ADM Ori-Mondego (POR)
H40: Jorge Correia – ADFA (POR)
H45: Joaquim Sousa – COC (POR)
H50: Rafael Arranz Muñoz – Madrid RUMBO-MADRID (ESP)
H55: Jorge Silva – A Montanha (POR)
H60: José Samper Garcia – Alicante VILLENA-O (ESP)
H65: Jesus de Miguel Rey – Soria NAVALENO-O (ESP)

H70: Francisco Coelho – Clube TAP (POR)

H75: Armandino Cramez – Ori-Estarreja (POR)

II TROFÉU ROGAINE CPOC

Fotos da prova:


PORTUGAL O'MEETING - ALTER DO CHÃO

Foto da prova:


Decorreu no passado fim-de-semana, 18 e 19 de fevereiro, em Coimbra o Beira Litoral “O” Meeting 2017 – Troféu Rainha Santa, numa organização da Associação Desportiva do Mondego,  evento pontuável  para a Taça de Portugal Vitalis de Orientação Pedestre 2017 e o Ranking Mundial da Federação Internacional de Orientação.  
Este evento acolheu 800 atletas de 18 países diferentes, com passagem no centro histórico e arruamentos turísticos da cidade de Coimbra, o que permitiu aos atletas percorrer e passar nos pontos turísticos mais importantes da cidade dos estudantes. Foto de alguns atletas que representaram o Clube TAP neste evento.


Novo record da Orientação portuguesa – 32 países representados no Portugal ‘O’ Meeting 2017:

                                                                                                         
O Portugal ‘O’ Meeting, o evento maior de Orientação pedestre anualmente organizado sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação-FPO continua a crescer de ano para ano, o que não é apenas atestado pela presença reiterada dos melhores atletas de Orientação do mundo, como também pelo aumento de países representados.
Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, nas belíssimas paisagens naturais adornadas por elementos graníticos e os labirínticos jardins floridos dos municípios do Crato, Alter do Chão e Portalegre, os 4 dias da edição deste ano do Portugal ‘O’ Meeting conta já com a presença de praticantes de Orientação de 32 países. É assim batido o record da edição do ano passado.
O francês Thierry Gueorgiou, ‘Rei da Distância Média’, detentor de diversos títulos mundiais e vencedor de 5 edições do Portugal ‘O’ Meeting, volta a estar presente em 2017. 
Para aqueles que não acompanham ou estejam menos atentos às realidades concretas dos impactos, de forma paulatina, o Portugal ‘O’ Meeting continua a reforçar a sua posição de evento desportivo internacional que concilia a alta competição com lazer e atrai visitantes com elevado poder de compra a Portugal – a prática de Orientação está fortemente enraizada nos países nórdicos e do centro da Europa –, razões bastantes para podermos afirmar que, muito para além da dimensão desportiva, o evento contribui igualmente para a promoção da riqueza turística do nosso país. 
Recorde-se o que afirmou o periódico Vida Económica em 2011, acerca do Portugal ‘O’ Meeting daquele ano: “Orientação gera riqueza turística para Portugal”. Na verdade, pela atracção de um segmento de turistas gerador de importantes receitas em localidades fora das principais rotas turísticas e nas chamadas épocas baixas, o Portugal ‘O’ Meeting constitui-se portanto um excelente evento de promoção de marcas turísticas e empresariais regionais e até mesmo nacionais que pretendam investir numa modalidade desportiva que se desenvolve em quaisquer áreas do país, urbanas, artificiais, mas com especial primazia para o íntimo contacto com os espaços naturais.

FOTOS PROVA LEIRIA - LAGOA DE ERVEDEIRA


MADEIRA ORIENTEERING MEETING 2017:

O Montado do Pereiro, em Poiso - Madeira, foi o palco da segunda etapa do Madeira Orienteering Meeting, 2017 que além de florestas muito diversas e terreno com desnível bastante elevado, contou com um dia de sol que brindou todos os participantes com excelentes condições para a prática da modalidade. Neste dia, a organização propôs percursos mais exigentes fisicamente, com desníveis acentuados e opções mais longas que tornaram decisivas as opções tomadas. Nas fotos, os atletas do clube TAP Carlos Teixeira a concluir a sua prova, e Francisco Coelho no pódio.
Parabéns a  todos pela vossa brilhante participação.


FOTOS DA PROVA ROGAINE MONSANTO (I CAMP. IBÉRICO):

MAIS FOTOS AQUI


FOTOS DAS PROVAS DE SATÃO:

FOTOS DAS PROVAS DE GRÂNDOLA:

CAMPEONATO NACIONAL DE DISTÂNCIA LONGA E SPRINT

A vila de Palmela foi palco para a disputa dos Nacionais de distancia Longa e Sprint, nos dias 14 e 15 de Maio.
O Clube TAP Portugal esteve, mais uma vez, bem representado pelos nossos atletas que conseguiram dois pódios individuais: 
Francisco Coelho H70 Campeão Nacional de Distancia Longa 2016
Francisco Coelho H70 Campeão Nacional de Sprint 2016
Parabéns aos nossos atletas pelos brilhantes resultados!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Numa acção de Formação:

   
Próximos eventos:
Newsletter FPO
V Costa Alentejana “O” Meeting
Taça de Portugal de Orientação Pedestre
Taça de Portugal de Ori-Trail Rogaine

Historial da Secção

Fotos da prova Abrantes/Tramagal/Arreciadas

Fotos da prova do Cabo Espichel

Fotos da prova de Auckland (Nova Zelândia)

Orientação, o que é?
Livro sobre Iniciação à Orientação
Rogaine, o que é?

A Orientação é um desporto já com100 anos de existência. Foi em Bergen (Noruega), no ano de 1897, que se realizou a primeira actividade desportiva de Orientação.
Para além da Orientação Pedestre, existem também outras disciplinas, tais como Orientação em BTT, Corrida de Aventura e Orientação de Precisão.
As Provas, mesmo as competições europeias e mundiais, são abertas a todas as pessoas, de todas as idades e de qualquer condição física, havendo sempre percursos para principiantes (fácil curto e fácil longo).
Para participar não é necessário ser federado. Basta aceder a www.orioasis.pt e fazer a sua inscrição, ou contactar o clube organizador do evento.
Existe um livro sobre Orientação onde pode obter mais informação. Aceda através do link à direita "Livro sobre Iniciação à Orientação"